Acabaram-se as desculpas. Se você ainda não sabia, aprenda agora o que não deve fazer, em hipótese alguma!
1 – Não copie conteúdo
O ideal é não copiar conteúdo, ponto.
Publicar conteúdo copiado é prejudicial para o seu blog (além de ser prejudicial para o blog/site copiado), porquê:
- Seu conteúdo vai ser considerado como “conteúdo duplicado” pelos motores busca (Google, Yahoo, etc.), o que significa que você receberá menos visitas vindas deles;
- Poucas pessoas vão se interessar em ler seu blog, afinal, podem ler as mesmas coisas onde foram publicadas originalmente – e em um monte de outros blogs que copiaram a mesma coisa que você;
- Dificilmente seu blog se tornará popular e conhecido, pela mesma razão citada no ponto anterior.
- Se você não for cuidadoso, poderá incorrer em violação de direitos autorais, o que é crime tipificado no código penal.
Existem outros motivos, mas esses 4 deveriam ser suficientes para lhe convencer de que publicar conteúdo copiado não é uma boa idéia.
Caso não tenha se convencido, pelo menos copie do jeito certo. Quando quiser copiar um texto, procure no blog/site original, pela licença do conteúdo. Ela pode ser de dois tipos:
- Copyright – Se diz “Copyright” ou “Todos os direitos reservados” em algum lugar do blog, mesmo que seja no rodapé, não copie. Caso o fizer, estará cometendo um crime. É sério!
- Creative Commons – Os blogs e sites que usam esta licença geralmente exibem um selinho que os identifica.O Creative Commons tem várias licenças, e todas elas autorizam a cópia, DESDE QUE se credite o autor. Algumas, além de exigir o crédito, não permitem publicar o conteúdo em sites com fins de lucro – que usem Adsense, por exemplo.Leia a licença de cada site, e certifique-se de cumprir as regras estabelecidas nela.
E se não há informação sobre a licença?
Caso não diga nenhuma das coisas que citei acima, não copie. O mais provável é que a pessoa não permita reprodução de conteúdo. Caso queira muito copiar o texto, entre em contato com o autor e PEÇA LICENÇA para reproduzir seu conteúdo.
E se ele não der licença, NÃO COPIE.
2 – Não esconda os créditos
O fato de que você credite o autor, não lhe dá direito de copiar. O que lhe dá licença para copiar é o autor – ele decide. É um direito garantido por lei.
Crédito é um link clicável, apontando para o post original – não para a home do blog de onde você retirou o texto.
Crédito não deve dizer “Fonte: Lugar de onde você retirou o texto”. Fonte é o que se usa para pesquisar, não uma coisa que se copia. Coloque “Autor”, em vez de “Fonte”. É mais honesto, e é o correto.
O crédito deve estar no início do texto, logo abaixo do título. E deve aparecer no mesmo tamanho que o resto do texto – usar uma fonte minúscula no crédito, para que ninguém veja que o texto foi escrito por outra pessoa é muita filhadaputice.
3 – Não assuma autoria de um texto que não é seu
Isso se chama plágio, e também é crime previsto no código penal. Se você copiou um texto, CREDITE. Coloque o nome do autor e um link para a página exata de onde você copiou.
Mesmo que você não diga “Eu escrevi este texto”, se não incluir créditos (nos moldes citados acima) está dando a entender que você é o autor – ou seja, plagiando uma pessoa que gastou tempo, esforço e talento em escrever algo.
De novo, é muita filhadaputice.
Além disso, nenhuma pessoa que tenha um pingo de decência e bom senso vai fazer de conta que criou algo que não criou, não é mesmo?
4 – Não peça links, nem visitas nem “uma força”
Pedir e mendigar é patético, e não traz resultado algum. Já falei disso à exaustão, e muitas outras pessoas também. Leia:
5 – Não faça hotlink
Hotlink é o que você faz quando você linka uma imagem que esta hospedada em outro blog, fazendo que ela apareça no seu blog.
Isso é errado, pois consome banda que o dono blog tem que pagar. Você faz hotlink, e a outra pessoa paga um custo. Você está roubando banda, e isso é errado!
O correto é copiar a imagem para o seu PC, e fazer upload dela para o lugar onde você guarda suas imagens – por exemplo, na sua conta do Blogger, ou em um serviço grátis de hospedagem de imagens.
Ao fazer hotlink, você se arrisca a que o dono da imagem a troque por outra, e você nunca sabe o que pode aparecer no seu blog – ele pode colocar uma imagem pornográfica, por exemplo. Então, guarde as imagens no seu espaço.
6 – Não escreva errado
Não escreva com abreviações – pq, vc, msm, e coisas assim.
Não escreva em miguxês; naum ixcreva axim.
Use acentuação – não escreva neh, eh.
Não encha seu texto de palavras como “bróder”, “mermão”, “pow”, “véi”, e “falow”. De ser possível, não use nenhuma palavra desse tipo.
Escreva em português correto, puro e simples.
E use um corretor ortográfico – ele corrige não só a gramática, mas erros de digitação.
Por que é tão importante escrever direito? Porque escrever errado é uma excelente estratégia para afugentar visitantes e leitores, para não ser levado a sério, e para jamais ter um blog bacana e conhecido.
7 – Não faça spam
Não mande emails dizendo “Visite meu blog” e coisas do gênero. Nem para listas de contatos, nem listas de discussão, nem para lugar nenhum.
Email não solicitado é SPAM – e ninguém pediu para receber email pedindo visitas pro seu blog, não é?
Exemplos de mensagem SPAM:
A melhor explicação sobre como a forma correta de fazer divulgação do seu blog foi dada pelo meu amigo Daniel Becher, numa discussão na Lista Blogosfera. Veja só:
“Chegar nas listas e dizer que você tem um blogue sobre aquilo vale apenas na sua apresentação, onde você não vai mandar uma mensagem única e exclusivamente dizendo “visite o meu blog”, acredito, e sim dizendo quem você é, o que faz, os seus gostos etc. De outra forma, vai parecer inconveniente.
E, claro, isso é o que eu acho. Primeiro porque é a forma natural de acontecer. Da mesma forma que você não chega numa gatinha dizendo: “Olá, meu pinto é grande!” e sim “Oi, eu sou o Fulano, blá blá blá” e as suas sobresçalências pubianas ficam pra um momento mais oportuno (relevância).
E segundo porque os “grandes” fazem isso, pois já nasceram grandes, independente de quanto ganham ou visitas que recebam (palavras do Cardoso).”
Essas palavras se aplicam a email, comentários, e qualquer outro tipo de divulgação que você for fazer. Não “empurre” as coisas para as pessoas. Só fale do seu blog quando for adequado, nos lugares adequados. Não saia mostrando o pinto!
Também não faça comentários spam – comentários que dizem “Visite meu blog”, comentários que não acrescentam nada, não comentam nada, e só são deixados com o intuito de receber vistas. Quando for comentar, COMENTE – diga algo relevante ou interessante sobre o post, opine.
Não coloque sua url no corpo do comentário, nem assine seus comentários. Nome e endereço do blog devem ir somente nos campos do formulário que servem, veja você, para colocar seu nome e endereço.
No campo “Nome”, coloque seu nome ou seu nick, não o nome do seu blog nem palavras chave, ou qualquer outra estupidez dessas.
Finalizando
Errar é humano, e todo mundo erra – principalmente quando está começando. No entanto, se você leu este post, já pode evitar os erros listados.