Atualmente, com os vários mecanismo de criação de blogs existentes pode-se perguntar qual seria a nossa função ao oferecer a veda de uma criação de um blog. O nosso propósito é NÃO SOMENTE CRIAR O BLOG, MAS TAMBEM DEIXA-LO PERSONALIZADO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DO CLIENTE (TEMPLATE, IMAGENS, ESTRUTURA GERAL) E PRESTAR SUPORTE AO USUÁRIO NA MANUTENÇÃO E PUBLICAÇÃO DO BLOG.

Oferecemos:

· Criação do template personalizado;

· Criação da imagens à serem utilizados no blog;

· Divulgação do seu blog;

· Suporte geral online;

Está Começando Um Blog? Descubra Aqui O Que Você Não Deve Fazer

Acabaram-se as desculpas. Se você ainda não sabia, aprenda agora o que não deve fazer, em hipótese alguma!

1 – Não copie conteúdo

Não CopieO ideal é não copiar conteúdo, ponto.

Publicar conteúdo copiado é prejudicial para o seu blog (além de ser prejudicial para o blog/site copiado), porquê:

  • Seu conteúdo vai ser considerado como “conteúdo duplicado” pelos motores busca (Google, Yahoo, etc.), o que significa que você receberá menos visitas vindas deles;
  • Poucas pessoas vão se interessar em ler seu blog, afinal, podem ler as mesmas coisas onde foram publicadas originalmente – e em um monte de outros blogs que copiaram a mesma coisa que você;
  • Dificilmente seu blog se tornará popular e conhecido, pela mesma razão citada no ponto anterior.
  • Se você não for cuidadoso, poderá incorrer em violação de direitos autorais, o que é crime tipificado no código penal.

Existem outros motivos, mas esses 4 deveriam ser suficientes para lhe convencer de que publicar conteúdo copiado não é uma boa idéia.

Caso não tenha se convencido, pelo menos copie do jeito certo. Quando quiser copiar um texto, procure no blog/site original, pela licença do conteúdo. Ela pode ser de dois tipos:

  • Copyright – Se diz “Copyright” ou “Todos os direitos reservados” em algum lugar do blog, mesmo que seja no rodapé, não copie. Caso o fizer, estará cometendo um crime. É sério!
  • Creative Commons – Os blogs e sites que usam esta licença geralmente exibem um selinho que os identifica.O Creative Commons tem várias licenças, e todas elas autorizam a cópia, DESDE QUE se credite o autor. Algumas, além de exigir o crédito, não permitem publicar o conteúdo em sites com fins de lucro – que usem Adsense, por exemplo.Leia a licença de cada site, e certifique-se de cumprir as regras estabelecidas nela.

E se não há informação sobre a licença?

Caso não diga nenhuma das coisas que citei acima, não copie. O mais provável é que a pessoa não permita reprodução de conteúdo. Caso queira muito copiar o texto, entre em contato com o autor e PEÇA LICENÇA para reproduzir seu conteúdo.

E se ele não der licença, NÃO COPIE.

2 – Não esconda os créditos

Não esconda os créditosO fato de que você credite o autor, não lhe dá direito de copiar. O que lhe dá licença para copiar é o autor – ele decide. É um direito garantido por lei.

Crédito é um link clicável, apontando para o post original – não para a home do blog de onde você retirou o texto.

Crédito não deve dizer “Fonte: Lugar de onde você retirou o texto”. Fonte é o que se usa para pesquisar, não uma coisa que se copia. Coloque “Autor”, em vez de “Fonte”. É mais honesto, e é o correto.

O crédito deve estar no início do texto, logo abaixo do título. E deve aparecer no mesmo tamanho que o resto do texto – usar uma fonte minúscula no crédito, para que ninguém veja que o texto foi escrito por outra pessoa é muita filhadaputice.

3 – Não assuma autoria de um texto que não é seu

Diga Não ao PlágioIsso se chama plágio, e também é crime previsto no código penal. Se você copiou um texto, CREDITE. Coloque o nome do autor e um link para a página exata de onde você copiou.

Mesmo que você não diga “Eu escrevi este texto”, se não incluir créditos (nos moldes citados acima) está dando a entender que você é o autor – ou seja, plagiando uma pessoa que gastou tempo, esforço e talento em escrever algo.

De novo, é muita filhadaputice.

Além disso, nenhuma pessoa que tenha um pingo de decência e bom senso vai fazer de conta que criou algo que não criou, não é mesmo?

4 – Não peça links, nem visitas nem “uma força”

Não seja MendigoPedir e mendigar é patético, e não traz resultado algum. Já falei disso à exaustão, e muitas outras pessoas também. Leia:

5 – Não faça hotlink

Não Faça HotlinkHotlink é o que você faz quando você linka uma imagem que esta hospedada em outro blog, fazendo que ela apareça no seu blog.

Isso é errado, pois consome banda que o dono blog tem que pagar. Você faz hotlink, e a outra pessoa paga um custo. Você está roubando banda, e isso é errado!

O correto é copiar a imagem para o seu PC, e fazer upload dela para o lugar onde você guarda suas imagens – por exemplo, na sua conta do Blogger, ou em um serviço grátis de hospedagem de imagens.

Ao fazer hotlink, você se arrisca a que o dono da imagem a troque por outra, e você nunca sabe o que pode aparecer no seu blog – ele pode colocar uma imagem pornográfica, por exemplo. Então, guarde as imagens no seu espaço.

6 – Não escreva errado

Não Assassine o PortuguêsNão escreva com abreviações – pq, vc, msm, e coisas assim.

Não escreva em miguxês; naum ixcreva axim.

Use acentuação – não escreva neh, eh.

Não encha seu texto de palavras como “bróder”, “mermão”, “pow”, “véi”, e “falow”. De ser possível, não use nenhuma palavra desse tipo.

Escreva em português correto, puro e simples.

E use um corretor ortográfico – ele corrige não só a gramática, mas erros de digitação.

Por que é tão importante escrever direito? Porque escrever errado é uma excelente estratégia para afugentar visitantes e leitores, para não ser levado a sério, e para jamais ter um blog bacana e conhecido.

7 – Não faça spam

Não Faça SPAMNão mande emails dizendo “Visite meu blog” e coisas do gênero. Nem para listas de contatos, nem listas de discussão, nem para lugar nenhum.

Email não solicitado é SPAM – e ninguém pediu para receber email pedindo visitas pro seu blog, não é?

Exemplos de mensagem SPAM:

A melhor explicação sobre como a forma correta de fazer divulgação do seu blog foi dada pelo meu amigo Daniel Becher, numa discussão na Lista Blogosfera. Veja só:

“Chegar nas listas e dizer que você tem um blogue sobre aquilo vale apenas na sua apresentação, onde você não vai mandar uma mensagem única e exclusivamente dizendo “visite o meu blog”, acredito, e sim dizendo quem você é, o que faz, os seus gostos etc. De outra forma, vai parecer inconveniente.

E, claro, isso é o que eu acho. Primeiro porque é a forma natural de acontecer. Da mesma forma que você não chega numa gatinha dizendo: “Olá, meu pinto é grande!” e sim “Oi, eu sou o Fulano, blá blá blá” e as suas sobresçalências pubianas ficam pra um momento mais oportuno (relevância).

E segundo porque os “grandes” fazem isso, pois já nasceram grandes, independente de quanto ganham ou visitas que recebam (palavras do Cardoso).”

Essas palavras se aplicam a email, comentários, e qualquer outro tipo de divulgação que você for fazer. Não “empurre” as coisas para as pessoas. Só fale do seu blog quando for adequado, nos lugares adequados. Não saia mostrando o pinto! :P

Também não faça comentários spam – comentários que dizem “Visite meu blog”, comentários que não acrescentam nada, não comentam nada, e só são deixados com o intuito de receber vistas. Quando for comentar, COMENTE – diga algo relevante ou interessante sobre o post, opine.

Não coloque sua url no corpo do comentário, nem assine seus comentários. Nome e endereço do blog devem ir somente nos campos do formulário que servem, veja você, para colocar seu nome e endereço.

No campo “Nome”, coloque seu nome ou seu nick, não o nome do seu blog nem palavras chave, ou qualquer outra estupidez dessas.

Finalizando

Errar é humano, e todo mundo erra – principalmente quando está começando. No entanto, se você leu este post, já pode evitar os erros listados.

Claro que existem muitos outros erros que os novatos (e não tão novatos) cometem. Para evitá-los, leia bons blogs que ensinam a blogar.